No dia 12 de Novembro de 2016 a Santa Casa da Misericórdia de Mora promoveu um dia dedicado à acção social, ao voluntariado e a questões ambientais.
O dia começou com a Inauguração das Residências N. Sra. da Graça, um conceito inovador, constituído por 6 apartamentos e que visa aumentar o bem-estar, a qualidade de vida, a autonomia e a privacidade de 24 utentes. Cada apartamento é constituído por uma sala de estar, dois quartos duplos e um quarto individual, o que confere um ambiente de intimidade que provoca, nos nossos utentes, a sensação de estarem na sua própria casa…no seu lar.
Nesta resposta social, os utentes têm acesso aos seguintes serviços: apoio nas actividades básicas de vida diária, alimentação, tratamento de roupa, alojamento permanente ou temporário, medicina geral, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, animação sociocultural, nutrição, barbearia, cabeleireiro e estética.
Na sessão solene de inauguração, entre diversas entidades competentes, estiveram presentes:
– Arcebispo de Évora D. José Francisco Sanches Alves
– Cónego Mário Tavares de Oliveira
– Dr. Roberto Pereira Grilo, Presidente da CCDR Alentejo
– Dr. Manuel Lemos, Presidente da UMP
– Eng. Luís Simão, Presidente da Câmara Municipal de Mora
– Dra. Sónia Ramos, Directora do Centro distrital de Évora do ISS
Após a inauguração, seguiu-se a Tomada de Posse de novos Irmãos da Misericórdia. A cerimónia decorreu na Igreja Matriz de Mora, seguida de uma Missa celebrada pelo Sr. Arcebispo de Évora: D. José Francisco Sanches Alves.
Por fim, com o apoio da Quercus, a SCMM, juntamente com a Corticeira Amorim, promoveram a reflorestação da Herdade da Barroca. No total, plantaram-se 2000 sobreiros, numa zona com condições ideais para a sua sobrevivência.